//
id.126
Jornalismo_Digital

Seminário “Estado da Arte em Jornalismo Digital”

Nos dias 28 de setembro e 3 de outubro, seis grupos (um deles uma dupla) realizaram apresentações do seminário pertencente à disciplina Oficina de Jornalismo Digital, ministrada pela professora Suzana Barbosa, com o tema “Estado da Arte em Jornalismo Digital”.

O primeiro grupo a apresentar-se tratou do tema “Jornalismo em plataformas móveis. Tendências, plataformas e modelos. Formado pelos alunos Fernanda Aragão, Henrique Mendes, Lais Gomes, Lucas Leal e Marília Moreira, em que foram discutidos, entre outros temas, o conceito de jornalismo móvel para Fernando Firmino e suas características que o diferenciam do jornalismo digital, como ubiquidade, mobilidade e portabilidade; além de algumas novidades tecnológicas, como o mobi.

O grupo seguinte, formado por Bruno Brasil, Eron Rezende, Heider Mustafá, Paula Amor e Sofia Andrade, trabalhou sobre a convergência digital e a reconfiguração do jornalismo. Entre outros assuntos, foram discutidos o histórico da convergência e a multifuncionalidade do profissional que pretende trabalhar dentro dessa nova conjuntura.

O terceiro grupo, formado por Alexandre Wanderley, Camila Queiroz, Gabriel Simões, Luan Santos, Lucas Albuquerque e Paula Amor, expôs sobre o jornalismo em redes sociais e os desafios para o jornalismo e os jornalistas. Entre outros assuntos, os alunos falaram a respeito dos desafios que as redes sociais apresentam para a produção jornalística – com as novas plataformas, as características do jornalismo foram potencializadas, a exemplo da interatividade e da intertextualidade.

Os alunos Carol Aquino, Daniela Pinocci, Edely Gomes, Marilucia Leal, Marina Teixeira e Vitor Andrade expuseram o tema “Usos e potencialidades do jornalismo guiado por dados”. Entre outros assuntos, foram expostos o conceito da base de dados, o porquê dos BDs serem uma força no jornalismo digital – com suas características próprias (visualização, resolução semântica, personalização) e sua importância na produção jornalística.

Os alunos Ana Carolina Gomes, Denise Marinho, José Marques, Mab Santos e Vitor Villar apresentaram o seminário sobre o que há de novo relacionado aos gêneros e formatos para o conteúdo jornalístico. Alguns dos assuntos relatados foram os gêneros já existentes, mas na perspectiva da web: eles não deixaram de existir, se reconfiguraram; além de algumas novidades proporcionadas pela evolução tecnológica, a exemplo dos infográficos.

Na segunda, 3 de outubro, a dupla formada por Agnes Cajaiba e Taís Bichara apresentou o tema “Jornalismo digital de qualidade e a relação entre conteúdo pago e a gratuidade pelo acesso à informação”.

Convergência Jornalística

Jornalismo em Base de Dados – Estado da Arte

Jornalismo em plataformas móveis. Tendências, plataformas e modelos

Redes Sociais

Jornalismo digital de qualidade e a relação entre conteúdo pago e a gratuidade pelo acesso à informação

Jornalismo digital – Novos gêneros e formatos

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: