//
id.126
Jornalismo_Digital

Fernanda revela sua arma secreta

Foto: Agnes Cajaíba

“Nunca se limite!” Essa foi uma das frases de incentivo que a jornalista Fernanda Santos, única brasileira que trabalha no jornal The New York Times, deu à plateia formada em sua maioria por estudantes de jornalismo. Com um “s” chiado à carioca, um sotaque de inglês levemente acentuado e outras coloridas, essa baiana mostrou na palestra que deu na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba) que ama o jornalismo.

Formada em Publicidade e Propaganda, pela PUC do Rio de Janeiro (o que explica seu “mexmo”), Fernanda mostrou que informar é passar emoção através das palavras. “O jornalismo não é uma profissão sem alma. As matérias têm alma”. E para colocar alma e emoção na matéria (o que, vale destacar, diferencia-se de um sensacionalismo barato) o profissional deve colocar um pouco dele na matéria e preocupando-se em fazer com que o leitor sinta-se no local do fato.

 Por fim, no quesito estímulo, Fernanda aconselhou: “Vejam a vida como uma escada”. A cada passo deve-se subir um pouco. Ela revela que alguns ingredientes ajudam nessa subida: cara de pau (“Jornalista deve ter cara de pau.”), ser humilde, ter mente aberta (“Absorva tudo, leia sobre tudo.”), ser realista (“O meu papel não é mudar a cabeça de ninguém, é informar.”), determinação (“Se eu trabalho neste jornal, por que eu não posso trabalhar no The New York Times?”) e… um pouco de sorte não faz mal a ninguém.

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Um comentário sobre “Fernanda revela sua arma secreta

  1. Oi. Aqui é a Fernanda Santos. Só agora, de volta a NY, pude me reconectar à Internet, portanto só agora pude ver a cobertura da Redação 126 à minha palestra. Muito legal a matéria do Bruno, e muito legal mesmo a minha visita à Facom. Um forte abraço a todos e boa sorte.

    Publicado por Fernanda Santos | 5 de dezembro de 2011, 15:57

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: