//
id.126
Jornalismo_Digital

Estadão lança acervo digital

Yuri Rosat

Na última quarta-feira (23) o jornal paulistano Estadão reuniu, no Auditório Ibirapuera, cerca 650 convidados, entre políticos, empresários e artistas. Apesar do encontro ter ocorrido em uma construção niemeyeriana – bastante emblemática, diga-se de passagem -, o motivo não era tão “concreto” assim. Foi lançado o Estadão Acervo, que reúne todo o material publicado pelo jornal desde 1875 em um endereço digital.

A coleção completa, de 137 anos, possui cerca de 2,4 milhões de páginas que foram digitalizadas para facilitar o acesso do público.  É possível pesquisar edições completas ou apenas suas capas que, entre outras histórias significativas, estampam duas viradas de século, duas guerras mundiais, seis reformas constitucionais, nove trocas de moedas e 19copas mundiais de futebol.

Além das notícias que foram, de fato, publicadas nas edições diárias, é possível encontrar no acervo matérias censuradas pelo regime militar.  O sistema de busca permite que o visitante procure os jornais por data ou palavras-chave, com filtros para apenas capas ou material censurado.

Há um aplicativo que permite o acesso e visualização das edições através das décadas. Outra inovação interessante é a seção “Quanto custaria hoje…” que recalcula trabalhos e eventos passados para valores atuais. Por exemplo, se ao sair do trabalho, na Tancredo Neves, você capturasse um escravo fugido, sua recompensa seria de R$ 1500,00. Ou quisesse assistir o show do Queen no Morumbi, custaria apenas R$ 30,00.

A história contada, desde 1875, pelas páginas do Estadão

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: