//
id.126
Jornalismo_Digital

G1 inova criando o perfil do Facebook

Alexandro Mota

Um perfil em uma rede social pode ser um gênero jornalístico? O perfil puramente, talvez não, mas e um perfil jornalístico desta rede usando as características de sua plataforma? Foi isso que fez o G1 com o Facebook: criou uma linha do tempo que traça a vida da rede social.

A ideia surgiu com a abertura de capitais do invento dos quatro colegas de Harvard, que estreou na bolsa do setor de tecnologia (Nasdaq) com a maior oferta pública de ações (IPO, na sigla em inglês). O G1 não foi o único a tentar fazer uma cobertura diferenciada do tema, mas certamente foi uma das mais originais entre os sites nacionais.

Seu grande sucesso no mercado financeiro é a última “postagem” do infográfico, que conta com recursos de interatividade que permitem ao internauta navegar a partir do “nascimento” da rede, em 2004. A linha do tempo do G1, no entanto, é invertida (do nascimento à atualidade, quando na rede as novidades ficam no topo da página).

O especial dialoga com outros sites da Rede Globo, tem música da GloboRádio, vídeos da Globo News, e matérias do próprio G1 – tratamento hipertextual bem-quisto pelos estudiosos do jornalismo digital.  O mais legal é que é possível dar boas risadas, já que o perfil usa memes típicos dos usuários.

Especial usa memes típicos dos usuários

Especial usa memes típicos dos usuários

Atualmente o Facebook é considerado a rede social mais popular do mundo, com 901 milhões de usuários que curtem 3,2 bilhões itens por dia, segundo o especial.

O #ID126 também está no Facebook, curta: https://www.facebook.com/ImpressaoDigital126!

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: