//
id.126
Jornalismo_Digital

O Windows 8 é a grande aposta da Microsoft

Tarsilla Alvarindo

Com o grande crescimento no mercado de tablets e smartphones, a Microsoft tem perdido espaço já que o seu principal negócio é o de PCs. A empresa só possui uma pequena fatia do segmento que mais cresce. A Microsoft não aparece na pesquisa da consultoria Gartner com comercialização de tablets e conseguiu apenas 2% das vendas mundiais de smarthphones com o sistema Windows Phone, no primeiro trimestre deste ano.  

Pensando em atuar de forma mais agressiva no mercado de celulares, a empresa pretende lançar ainda este ano a nova versão do maior produto da empresa, o sistema operacional Windows que está presente em 90% nos PCs no mundo inteiro.  O Windows 8 é a grande aposta da Microsoft para conquistar o mercado, e seus criadores acreditam que será o maior lançamento da história da empresa que já revolucionou o mercado em outras ocasiões como quando criou o Internet Explorer.

 O Windows 8 pretende incorporar recursos já disponíveis no Windows Phone como interface Metro – nela a tela pode ser dividida em quadrados e retângulos – e a tela sensível ao toque. O sistema vai se adaptar a chips de arquitetura ARM (presentes em  celulares inteligentes e tablets) e processadores Intel x86 (aqueles existentes em computadores de mesa e portáteis). De acordo com a empresa, pela primeira vez estará disponível a mesma interface de usuários de smartphone e tablets nos laptops, desktops e na televisão.

Segundo Kevin Turner, diretor mundial de operações da Microsoft em entrevista ao jornalista Renato Cruz para o Estadão On line: “O Windows 8 será o único sistema operacional do mercado com uma mesma interface do usuário. Ele permite mudar do consumo para a criação de informação de forma muito simples. Com o aperto de um botão, é possível mudar do ambiente do seu desktop para um ambiente de tela sensível ao toque.” A data para lançamento do novo sistema operacional ainda não foi definida, apenas sabe-se que a previsão é de que isso aconteça ainda este ano.

Fonte: Blog Estadão

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: