//
id.126
Jornalismo_Digital

Uma régua para tablets

Zinio, leitor de revistas gratuito para Android | Crédito: Android Market

Luana Ribeiro

A explosão de vendas dos tablets fez com que rapidamente jornais e revistas fizessem suas versões para a plataforma. Os critérios para produção e distribuição de conteúdo, porém, ainda são vagos. A Magazine Publishers Association (MPA) lançou um guia de métricas voluntárias para tablets, na tentativa de compreender o leitor que utiliza este tipo de dispositivo móvel. Além de medir a leitura de suas edições, o guia tratará dos termos para descrição de conteúdo e a definição de um calendário para divulgar os dados medidos.

A associação organizou uma força-tarefa, a MPA Tablet Metrics Task Force, composta por sete editoras de revistas como a Condé Nast (Vogue, Wired, Vanity Fair, The New Yorker) e Time Inc. (Time, People, Fortune), que se reúne desde o outubro de 2011 para desenvolver as diretrizes. Também foram consultadas sete agências publicitárias, além da participação do Comitê Executivo da MPA. Os cinco pontos iniciais definidos para análise foram: o consumidor total de edições digitais pagas, o número total de leitores por edição, o total de sessões por edição, o tempo total gasto pelos leitores por edição e o número médio de sessões de cada leitor por edição.

A força-tarefa definiu também recomendações sobre o intervalo de tempo ideal para divulgação dos dados recolhidos. Para revistas mensais, a sugestão é de lançar as métricas a cada dez semanas, a partir da data de venda em bancas. As semanais devem emitir seus dados a cada semanas. Segundo Nina Link, presidente e CEO da MPA, esse “calendário” seria o ideal para analisar as informações obtidas. “Nossa pesquisa nos diz que os leitores de revistas continuam a se envolver com as edições do seu tablet durante um mês ou mais após a data-venda sobre a publicação e precisamos dos dados que refletem esse engajamento. À medida que aprendemos mais sobre a experiência de leitor, esperamos ser capazes de encurtar o período de relato”, afirma.

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: