//
id.126
Jornalismo_Digital

Você sabe o que é Stop Motion?

Julien Karl

Quem já brincou na escola de rabiscar pequenos desenhos em sequência num bloquinho e depois passar as páginas rapidamente com o dedo polegar para criar animações? Isso também é Stop Motion. A expressão em inglês traduzida literalmente para o português significa “movimento parado”. Em verdade, o movimento em vídeo é sempre o resultado de uma soma grande de fotogramas. Se um vídeo convencional tem 30 quadros por segundo, quando reduzimos essa quantidade para um número abaixo de 12 o cérebro passa a identificar a presença de cada imagem, formando o Stop Motion.

Há basicamente três tipos de Stop Motion

Primeiramente, como não haviam efeitos especiais, a técnica foi utilizada para dar movimentos a cenas com objetos inanimados como em Viagem à Lua, de George Méliès.

.

Mais tarde o “Movimento parado” passa a ser um dos recursos prediletos para se animar bonecos e com isso passa a fazer parte do mundo das animações até hoje. Um bom exemplo é a “Fuga das galinhas”.

.

A maneira mais recente de usar o Stop Motion é justamente usar um menor número de quadros para revelar a técnica e não mais para disfarçá-la como movimento. Nada mais contemporâneo do que revelar os segredos da produção, os bastidores e o modo de fazer. Nos últimos anos, o recurso invadiu a publicidade, as produções mais baratas e as amadoras e possibilitou que ideias inusitadas como na peça abaixo se concretizassem.

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: