//
id.126
Jornalismo_Digital

Debate confronta liberdade de imprensa e direitos humanos

Toni Couto

Estimulado pela polêmica reportagem do programa Bahia Urgente, exibido recentemente na emissora de televisão Band Bahia, profissionais da imprensa baiana e entidades de defesa dos direitos humanos realizam, nesta quarta-feira, dia 30 de maio, às 9h, o debate “Liberdade de imprensa, sim. Violação de Direitos Humanos, não”. A atividade acontece na sede da Associação Baiana de Imprensa, na Rua Guedes de Brito, n. 01, Edf. Ranulfo Oliveira, Praça da Sé – Centro.

A reportagem, em que a repórter Mirella Cunha comete inúmeros atentados aos direitos de um jovem preso, já teve mais de um milhão de visualizações e ganhou expressiva mobilização nas redes sociais, através da hastag #SensacionalismoForadoAr, chegando a receber a adesão de jornalistas e entidades nacionais. Diversos artigos sobre o assunto também estão disponíveis no Observatório de Imprensa e no Bahia em Pauta.

Entre as entidades aguardadas para o debate estão: o Ministério Público; a Defensoria do Estado; a Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos; a Ordem dos Advogados da Bahia; a Secretaria de Segurança Pública; o Sindicato das Emissoras de TV da Bahia e organizações do movimento social, como o Sindicato dos Jornalistas, Sindicato dos Radialistas, Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra e Conselho Estadual de Comunicação, entre outras.

Este é o primeiro debate sobre o assunto na Bahia, que é um estado pioneiro nas discussões sobre as violações aos direitos humanos na mídia, através de grupos de pesquisa e da criação de entidades de luta, como a Frente Estadual Pela Democratização da Comunicação. O estado também foi o primeiro no país a efetivar o funcionamento de um Conselho Estadual de Comunicação, reunindo a sociedade civil, representantes do governo e de empresários do setor.

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: