Aparecido Silva
A popularização da internet e consequentemente das mídias sociais levantam discussões sobre o futuro do exercício do jornalismo. Durante a 11ª Conferência de Editores ocorrida em 10 de maio deste ano em Hamburgo, na Alemanha, o presidente do Fórum Mundial de Editores, Erik Bjerager, apresentou o que considera as dez tendências do jornalismo. “Essas tendências estão acontecendo em diferentes velocidades e lugares, mas acredito que elas estão presentes, de um jeito ou de outro, em todas as redações”, afirmou o respresentante. Reproduzimos a seguir os pontos apresentados por Bjerager:
1 – Terceirização das redações: repórteres bem pagos estão sendo cada vez mais trocados por profissionais free lancers ou agências de notícias com custo menor;
2 – Jornalismo de duas velocidades já é uma realidade;
3 – Notícias de última hora estão se tornando digitais. Nesse cenário, velocidade supera a apuração;
4 – Jornalismo de Dados é aceitável como uma disciplina;
5 – Infográficos dominam as publicações;
6 – Diferenças entre imprimir e transmitir (broadcast) são cada vez menores;
7 – Maior presença da telefonia móvel;
8 – Mídias sociais enriquecem o jornalismo;
9 – Ética – voltando para o básico;
10 – Jornais “completos” são desafiados por grandes tabloides online.
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