//
id.126
Jornalismo_Digital

Jornalismo: web-sátiras trazem humor a perrengues da profissão

Arte em fotos de divulgação

Duda Rangel e Jornalices: humor com jornalistas

Alexandro Mota

Vida de jornalista não é nada fácil, mas pode ser divertida. É isso que tem apontado perfis nas redes sociais e blogs que fazem sátiras do dia-a-dia da profissão. Duda Rangel é um web-personagem de um jornalista desempregado que, diante das “Desilusões Perdidas”, quer mostrar “o lado B” do jornalismo com humor. Já a espiã de matérias equivocadas, de pautas questionáveis e de erros ortográficos nos veículos de imprensa, a fan page Jornalismo da Depressão, foi criada para “rir dos nossos próprios erros”, como se autodenomina.

“Todo jornalista deveria acreditar em reencarnação. Sei lá, chance de voltar coisa melhor numa próxima vida”, dispara Duda Rangel, em uma de suas últimas postagens no blog Desilusões Perdidas, criado em janeiro de 2008. O mais forte das suas publicações são suas paródias, que costumam usar músicas conhecidas ou atuais. Vale a pena ler os reescritos das letras de Chico Buarque e Roberto Carlos. Temas atuais, discutidos no meio jornalístico, também são pautados, como o recente caso da jornalista baiana Mirela Cunha, da filial baiana da TV Bandeirantes, criticada por entrevista considerada abusiva em uma delegacia. Tudo sempre com muito humor e picardia.

DEPRESSÃO A revelação, em uma entrevista à revista Veja, da apresentadora da RedeTV! Daniela Albuquerque, que descobriu que queria ser jornalista em uma embalagem do achocolatado Todynho – por achar que a profissão “tem tudo a ver com ser modelo” – foi o ponto de partida para a criação da fan page Jornalismo da Depressão, no final de 2011. Com um número crescente de seguidores, que hoje já se aproxima dos 40 mil, o perfil tem se tornado cada vez mais colaborativo. Ideias de posts envolvendo veículos de todo o Brasil chegam através dos seguidores. A depressão jornalística também já chegou nos 140 caracteres do twitter.

Já o “novinho” Jornalices (Jornalisses? Jornaliçes?), criado no último dia 26 de maio, usa gifs com curtas frases de efeito para tirar boas risadas dos internautas. O Jornalices está hospedado na plataforma Tumblr e, segundo postagem do perfil, já chegou a ter 230 mil pageviews em 24h.

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: