//
id.126
Jornalismo_Digital

Primeira Hackathon de mídia brasileira será realizada em São Paulo

Caio Sá Telles

Os resultados de pesquisas estatísticas são informações indispensáveis ao trabalho jornalístico de apuração. Indíces das mais diversas ordens – econômicos, sociais e políticos – auxiliam jornalistas e repórteres na construção de notícias. Até mesmo como mero material ilustrativo, os dados enriquecem e ampliam as possibilidade de análise sobre uma realidade social.

No entanto, números e porcentagens nem sempre são informações tão facilmente apreendidas por um público leitor. É por isso que veículos de comunicação ao redor do mundo tem adotado novos mecanismos narrativos para a apresentação dessas informações. Ao invés de oferecer apenas índices brutos, aplicativos e infográficos cruzam informações estocadas em bases de dados e as codificam de maneira mais aprazível.

Na última edição do RHok, pelo menos 80 desenvolvedores se reuniram para criar programas e aplicativos que pudessem ajudar a população. foto: Tatiana de Mello Dias/AE

De olho nessa tendência, o Estadão, em parceria com a Casa da Cultura Digital, realizará a primeira maratona hacker de mídia brasileira. Profissionais e estudantes da área de comunicação – jornalistas, repórteres, editores, designers, diagramadores e ilustradores – estarão reunidos das 0h do sábado, 22, até às 0h do domindo, 23, para pesquisar dados em bases públicas e criar soluções práticas para eles.

Hackatão é como o evento foi batizado pelo Grupo Estado. Uma adaptação brasileira para o termo inglês hackathon – aglutinação de hacker e marathon – que significa maratona de programação. Versões precursoras desse projeto já foram desenvolvidos por empresas como Google e Facebook. O RhOK é uma das hackathons mais conhecidas do mundo. O evento, capitaneado pela ONU e Banco Mundial,  objetiva criar soluções para prevenção de desastres. Veículos de comunicação, como o jornal inglês The Guardian, também já realizou eventos como esse. No Brasil, a iniciativa é pioneira.

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: