//
id.126
Jornalismo_Digital

Eucentrismo na rede

Por Giltemberg Brito e Rafael Barreto

A partir das leituras dos textos “Jornalismo digital: Dez anos de web… e a revolução continua (2006)” e “Jornalismo do futuro (2012)”, ambos escritos pelo professor Rosental Alves, gostaríamos de destacar o papel de controle que os receptores assumem no recebimento das mensagens.

Os consumidores de conteúdo (seja ele noticioso, ou não) escolhem o que querem ver, ouvir e interagir, na hora que querem, como querem e o que têm interesse. Nessa perspectiva, chama-nos mais a atenção, não o poder para selecionar as mensagens que desejam receber (como a principal característica da forma eu-cêntrica de comunicação defendida por Rosental), mas o tempo em que essas mensagens podem ser acessadas.

Contrário ao que pensava em relação à necessidade de se produzir conteúdo o mais rápido possível, enviando uma foto e um texto, por exemplo, através de um notebook, de um evento que está acontecendo naquele exato momento, e dar um “furo de reportagem”, como característica primordial de uma mídia digital, pensamos agora no simples fato de que a “agonia” para se publicar uma matéria tem uma forte relação com a quebra da barreira temporal conferida ao receptor e ao seu poder de acessar as informações, através da internet, não necessariamente em “full time”, mas na hora que quiser, no seu tempo livre.

Atualmente, é o consumidor o próprio gatekeeper da internetAlém desse leque que se abre na internet para as escolhas do receptor, os blogues surgem como forma de produção de conteúdos que perpassam os sites tradicionais. Além de um público cada vez mais específico, a comunicação eu-cêntrica infringe também em um número cada vez maior de especialistas e produtores de conteúdo que se utilizam dos portais de notícias para atualizar e, por vezes até apurar de forma mais certeira e criativa os temas. Como diria Rosental, “se a imprensa americana sempre se vangloriou de ser o watchdog da democracia, agora ela encontrou um cão de guarda a sua altura”.

Sites locais como Ibahia.com e nacionais, como G1 e r7, já possuem blogues entre suas editorias.

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: