//
id.126
Jornalismo_Digital

Evoluindo com o webjornalismo

gazeta

Por Taís Santana e Yuri Giradi

Com a chegada do jornalismo na web, os conteúdos foram evoluindo de forma gradativa a medida que as pessoas foram se adaptando a essa nova forma de consumo de notícias. Segundo Luciana Mielniczuk (2003), podemos dividir a evolução em três fases.

A primeira delas, conhecida como transpositiva  se caracteriza por uma publicação na web da mesma forma que no meio impresso. Dessa maneira, os sites noticiosos só se atualizavam quando havia o fechamento de uma nova edição do jornal impresso, portanto, em média de 24 horas.

Na segunda fase, a metáfora, o material passou a ser adaptado para os sites, explorando o uso de hiperlinks, contato ainda discreto com o público leitor pela interação e uso da memória com busca no site.

No terceiro estágio, o Webjornalismo, o que se observa é um uso de diferentes plataformas e um conteúdo mais especializado para o formato da internet. Há a possibilidade de uma atualização constante das notícias. Pode-se explorar o uso de vídeos e áudios com frequência, além de uma possibilidade de interação com o público leitor.

É importante salientar que cada fase não se torna individualizada entre si, mas imersa num processo constante de evolução do conteúdo jornalístico na web. É possível encontrar sites de notícias com características de uma ou mais fases, podendo ter características mais fortes de uma determinada fase.

Podemos visualizar como exemplo o site da Gazeta Centro-Sul, com fortes características da segunda fase. Há uma seção de Fale Conosco, como uma forma de interação com o cliente, a possibilidade de envios de Newsletter para o e-mail, um formato do site muito próximo à estrutura do jornalismo impresso.

E, ainda, a ideia de resgate da memória com uma seção de busca de notícias no site – mesmo sem um banco de dados forte, que caracteriza uma quarta geração do jornalismo (BARBOSA, 2008) – a busca já é um pontapé inicial que se inaugura nesta segunda fase.

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: