//
id.126
Jornalismo_Digital

Jornalismo online é o quê?

Por Raulino Júnior

A pergunta do título parece ser fácil, mas quando estudantes e profissionais da área de comunicação se deparam com tal questionamento muitas dúvidas vêm à cabeça. Em bom baianês, que diabo é isso? O nome é sugestivo: se “jornalismo” é a prática de apuração e divulgação de informações; e “online” é uma expressão oriunda da língua inglesa que significa, literalmente, em linha; jornalismo online seria então a prática de apurar e informar em linha. Mas que linha é essa? Calma! Com uma rápida pesquisa na internet, você vai ver que “on line” tem relação com “estar disponível ao vivo”. Ou seja, você pode acessar as informações de maneira imediata, em tempo real. Visto isso, deixemos os “quais, quais, quais” de lado e vamos ao que interessa.

De acordo com a professora Luciana Mielniczuk, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), jornalismo online é aquele que é desenvolvido utilizando tecnologias de transmissão de dados em rede e em tempo real. O grande trunfo desse tipo de jornalismo é a internet. Através da World Wide Web, os jornalistas podem incrementar os textos com recursos como hiperlinks e vídeos. Outra característica bem marcante do jornalismo “ponto com” é a capacidade de interação instantânea que ele promove.

Deu para entender ou você vai usar o seu velho baianês para exclamar: “Não entendi p#%%* de nada!”? Relaxe. Que tal ouvir Gil (http://www.youtube.com/watch?v=AqS4Jvi_PQ0) para começar?

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: