//
id.126
Jornalismo_Digital

Midiamorfose ou midiacídio?

Capa do El Pais

Capa do El Pais

Por Ana Paula Lima e Raquel Santana

Em julho deste ano o jornal A Tarde demitiu 81 funcionários entre os quais 23 eram jornalistas. Na Espanha, o periódico El País anunciou a demissão de 128 profissionais e a aposentadoria de 21. Dificuldades financeiras. Este foi o argumento apresentado pelos dois jornais para justificar as demissões.

Este cenário de insegurança preocupa e nos leva a um questionamento: será que o jornal impresso está morrendo? Neste início de semestre, um texto do professor Rosental Calmon nos apresentou argumentos que nos levam a refletir sobre está questão. O artigo intitulado “Jornalismo do futuro” (2012) discute um conceito criado pelo professor, chamado de midiacídio, que é a morte dos veículos de comunicação que não se adaptem ao novo modelo de convergência comunicacional, inaugurado pela revolução digital. Segundo Rosental, o midiacídio viria a superar um pressuposto anterior, proposto por Roger Fidler, em 1997, batizado de midiamorfose, segundo o qual os novos meios não acabam, mas incorporam as transformações tecnológicas e evoluem.

Rosental compara a revolução digital, que com o surgimento da internet possibilitou o novo modelo de convergência comunicacional, com a invenção do tipo móvel por Gutemberg, em 1542. Mesmo admitindo que o autor tem uma visão negativa demais em relação ao futuro dos jornais impressos, pelo menos daqueles que não se adequem às ferramentas proporcionadas pela era digital, percebemos que a profecia dele está, em parte, se cumprindo.

As constantes demissões de jornalistas, as substituições de profissionais por estagiários nas redações e a queda nas vendas dos jornais impressos, nos fazem refletir sobre o conceito idealizado por Rosental. Mas esperamos que a lei de Antoine Lavoisier, que diz que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma, se aplique também no mundo do jornalismo e que o conceito de midiamorfose seja mais forte que o de midiacídio.

 

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: