//
id.126
Jornalismo_Digital

Plataforma interativa nas eleições

Por Mayara Azevêdo

Alguns jornais brasileiros aproveitaram as últimas eleições para criar ferramentas on-line, com intuito de dar transparência à divulgação das informações dos candidatos aos cargos oferecidos.

Um dos primeiros jornais que aderiram à ideia dessa plataforma interativa foi o Estado de S. Paulo, com a criação do Basômetro. Nessa página, os internautas analisavam a posição de deputados e senadores nas votações legislativas e ainda, podiam realizar pesquisas de projetos de lei. Levando em conta a disputa da prefeitura da capital paulista, a plataforma também mostrava a intenção de votos para os candidatos à prefeitura. Na própria página, opções de interatividade como Twitter e Facebook também eram oferecidas.

Captura de Tela 2012-12-04 às 21.08.34

Algo semelhante aconteceu na Folha, com a criação do FolhaSPDados, que além de apresentar as intenções de voto, mostrou a situação das favelas paulistas, a distribuição de áreas verdes, frotas de ônibus, entre outros. A Gazeta do Povo, no Paraná, foi responsável pela criação do Candibook, oferecendo links, vídeos e perfil completo do candidato.

A preocupação dos portais de notícia em fazerem esse tipo de plataforma interativa em épocas eleitorais é mais um exemplo do webjornalismo de terceira geração, explicitado por Mielniczuk (2003) e do que Barbosa (2008) considera como quarta geração ao falar do jornalismo em base de dados. Nesses casos, os sites estão extrapolando o que é oferecido na versão impressa, com recursos multimídia e recursos de interatividade, fazendo com que o leitor sinta-se parte do processo eleitoral. Outro ponto interessante é a possibilidade do internauta escolher o assunto dentro do tema Política que mais lhe interessa, dentro do que é ofertado na plataforma.

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: