//
id.126
Jornalismo_Digital

Novo site do USA Today – primeiras impressões

Por Raisa Andrade e Thamires Tavares

Figura 1 - homepage do USA Today às 21h do dia 4 de dezembro

Um jornalismo bonito na rede – assim o site do jornal americano USA Today se apresentou para nós. Surpreendidas pelo seu design arrojado, leve e pela riqueza imagética, pensamos que este seria o exemplo do web jornalismo de terceira geração como tinha que ser. Diferente, por exemplo, do – para nós – pesado, confuso e sufocante The New York Times.

Figura 2 - homepage do The NY Times em março de 2012

Mas – pera lá! – passada a fase de primeiras impressões vamos nos debruçar sobre as 6 características fundamentais ao webjornalismo de terceira geração, segundo Luciana Mielniczuk em sua tese “Jornalismo na Web: uma contribuição para o estudo do formato da notícia na escrita hipertextual” (UFBA, 2003):

1 Interatividade
Mielniczuk afirma, baseando em considerações de Bardoel e Deuze, que é da natureza da notícia online fazer com que o leitor se sinta parte do que lê a partir de algumas ferramentas: troca de e-mails entre quem produz e quem consume o conteúdo, disponível ao leitor em todas as publicações; comentários, que neste site estão liberados a usuários vinculados à rede social Facebook; criação de fóruns e chats, indisponíveis no site. Esse último ponto é, de certa forma, compensado pela liberdade de opções de navegação que os hiperlinks e o próprio design do USA Today permite – o que, segundo Machado (1997), constituiria também interatividade.

2 Customização do conteúdo ou personalização
É possível ao usuário personalizar a interface do site através da navegação nos hiperlinks. Além disso, quando uma matéria de certa editora é aberta a partir da homepage do site, ao encerrar a leitura, o leitor é direcionado à página raiz da editoria. Porém, não percebemos uma “memória” do site para visitas posteriores.

3 Hipertextualidade
Em cada uma das postagens/matérias/notícias, o leitor encontra hiperlinks que o redirecionam ao Banco de dados do próprio jornal, rememorando publicações antigas à cerca do mesmo assunto; a informações originais; vídeos e demais conteúdos multimídia exteriores ao site. Embaixo da matéria, o jornal elenca ainda uma série de ‘more stories’ de conteúdos afins ao que o usuário acaba de ter acesso.

4 Multimidialidade ou Convergência

Para Mielniczuk a utilização de vídeos, imagens, sons e infográficos na construção da narrativa jornalistica – e não como uma muleta – é uma das características principais do jornalismo de Terceira Geração. Desde o debute do novo design em setembro deste ano, o USA Today (tanto a versão impressa quanto a digital) pretendem “levar a informação visual a outro nível”, segundo a empresa. Achamos que, em contrapartida ao potencial imagético, o site tem ainda uma carÊncia na utilização de audio e vídeo.

5 Memória
Segundo Palacios (2002a), a internet concede aos meios noticiosos uma possibilidade vasta de disponibilizar ao leitor um volume imenso de informação. A Ganett.co/EUA, proprietária do USA Today e mais outros 90 periódicos, criou o Information Center defendendo a ideia de que “data should be a driving force in online journalism” (cf. Gordon, 2007). O Bando de Dados – novo protagonista do jornalismo digital – pode ser disponibilizado, segundo Gordon, em 4 níveis: data delivery, dados disponíveis de forma navegável; data search; data exploration, uso de aplicativos; data visualization; interfaces visuais que criariam ambientes mais interessantes que colunas e linhas. Todas essas formas estão compreendidas no BD do UT.

6 Instantaneidade ou Atualização Contínua

A tecnologia digital, somada às tecnologias das redes telemáticas, proporciona rapidez na atualização das informações, que, por sua vez, também são recebidas em tempo real pelos usuários. As seções chamadas „últimas notícias‟ ou „break news‟ são decorrentes da exploração dessa possibilidade. (MIELNICZUK, 2003)

O site é alimentado continuamente. O site chegou a ser atualizado duas vezes em uma hora durante a construção desse post. Além disso, no canto direto da página, a coluna “Right Now”, garante ao leitor o acesso às notícias mais quentes – cerca de 5 notas são veiculadas a cada 5 minutos.

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: