//
id.126
Jornalismo_Digital

Infografia ou visualização de dados?

Mapa das medalhas olímpicas. fonte: The New York Times.

Mapa das medalhas olímpicas. fonte: The New York Times.

Por Daniele Silva

A imagem acima é um infográfico jornalístico?

A primeira resposta que pensei ao ouvir esta pergunta foi sim, é um infográfico jornalístico. Afinal tem texto, imagem, informação…

A pergunta feita por Tattiana Teixeira, Profa. Dra. da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), enquanto ministrava a palestra “Infografia digital em base de dados: o estado da arte”, realizada na Facom na manhã desta quarta-feira (12), pegou a mim e a boa parte da plateia de surpresa com a resposta. Pois, de acordo com Tattiana, a imagem não se trata de infográfico jornalístico e sim de visualização de dados.

Mas como identificar ou diferenciar algo tão parecido? Essa pergunta que vou tentar explicar de acordo com o que entendi assistindo a palestra.

Tattiana, explicou que o que difere um  infográfico  da imagem acima é a narrativa, pois o infográfico jornalístico conta uma história.  Texto + imagem se completam,  são indissociáveis. Explicativos e autossuficientes os  infográficos ajudam  a tornar mais compreensível ao leitor o que o texto escrito  não consegue explicar. Como na imagem ao lado, que apresenta um infográfico sobre o aparecimento de espinhas tardias. Sem a explicação pela imagem + texto, seria mais difícil para o leitor que não tem domínio sobre o assunto, entender como se dá o aparecimento  dessas espinhas.

Já a visualização de dados é uma manifestação que possibilita que dados brutos sejam compreendidos através de uma organização planejada. Compila de forma  simples um número  maior de informações sobre determinado assunto, mas não conta uma história. Ela lhe dá base, informações que podem contribuir para enriquecer seu conhecimento sobre um tema.

Enquanto no  infográfico texto + imagem  são indissociáveis. Na visualização de dados, a relação de texto e imagem é independente.O texto sobrevive sem a imagem, pois está é meramente ilustrativa. Ao retirá-la, não se perde a informação. Há uma valorização da ilustração, não prioriza a informação em um sentido mais pleno.

Acredito que a visualização de dados pode contribuir para uma melhor produção do infográfico. Pois o trabalho de apuração é imprescindível na criação do infográfico. A apuração precisa ser minuciosa,  o jornalista tem que ter domínio sobre o assunto  abordado, precisa consultar bases de dados para obter conteúdo suficiente para  narrar a história através da junção de texto e ferramentas multimídias.

 

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: