//
id.126
Jornalismo_Digital

Entendendo os infográficos

Por Iasmin Sobral

Quarta-feira, dia 12/12/2012, a Facom realizou a palestra “Infografia Digital em Base de Dados: o Estado da Arte”, com a Profa. Dra. da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Tattiana Teixeira.

Com uma visão não tão simples mas bastante esclarecedora, Tattiana inicou a palestra dizendo que os infográficos jornalísticos são aqueles que contam uma história, que possuem uma narrativa, onde a ligação entre texto, imagem e fornecimento de informação é indissociável. O infográfico exerce uma função de informar, diferindo dos gráficos simples e ilustrações.

Infográficos são definidos por: título + trecho introdutório + fonte + autoria, como o infográfico da comemoração de aniversário de 100 anos do Bondinho do Rio de Janeiro, por exemplo.

A professora falou da “evolução” dos infográficos, que no passado eram feitos no wordpad e também alertou para a importância de utilização de todos artifícios técnicos: se a tecnologia existe é para ser explorada ao máximo.

Sobre a geração dos infográficos na web, Tattiana explicou que os aspectos das gerações convivem paralelamente, e uma não supera a outra. Seguindo uma ordem cronológica, ela comentou sobre as gerações infográficas. A primeira é chamada de “transposição do impresso”, onde a linguagem da web ainda não é utilizada apesar da presença dos infográficos.

Na segunda geração já é possível navegar nos infográficos, apesar de muito grandes e demorados. Existe interação entre público e interesse, que define o acesso a determinados infográficos e outros não.

Com o vídeo do jornal espanhol El País sobre o acidente da TAM, ela mostra a crescente presença do uso de vídeos e fotos na terceira geração. E explica a diferença entre infográficos e vídeos: o primeiro é uma simulação e o segundo remete ao real.

Já a quarta geração é marcada pelo uso da base de dados e exploração dos aplicativos disponíveis na web.

Finalizando a palestra, Tattiana voltou a diferenciar ilustração e infográficos com o Mapa das medalhas olimpicas, um gráfico de bolinhas que não consiste em infográfico (associação entre texto, imagem e fornecimento de informação).

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: