//
id.126
Jornalismo_Digital

Narrativa multimídia: um exemplo no Globo.com

Por Nathália Mattos

Para o autor João Canavilhas, a flexibilidade da web permite que o jornalismo feito nela seja capaz de responder às diferentes necessidades de um usuário, que é, sobretudo, mais exigente.

No trabalho “Narrativas Multimédia”, os autores Alexandre Gamela, Renato Silva e Sara Freitas, descrevem as narrativas multimídias como aquelas que possuem uma gama infinita de variações para apresentação de seus conteúdos, que podem ser compostos por texto, imagens, áudio, vídeo, gráficos , infográficos, dentre outros elementos.

Dessa maneira, podemos destacar alguns elementos da narrativa multimídia no conteúdo abaixo (“STF determina perda de mandatos de deputados condenados por mensalão” do Globo.com, 17/12/12), que apresenta: uso de lead para criar o interesse do usuário no restante da narrativa; vídeo; links no corpo do texto; subtítulos, links relacionados (Saiba Mais); tags e slide show com os seguintes tópicos: entenda a denúncia, relembre o caso, fotos, vídeos, glossário, dia a dia, frases, blog, 10 conclusões do julgamento e placar do julgamento, todos com vídeos, gráficos, infográficos, texto, imagens, etc.

G1 - STF determina perda de mandatos de deputados condenados por mensalão - notícias em Julgamento do mensalão

*Clique na imagem para melhor visualização.

Concluímos então que a narrativa apresentada é multimídia, por contar uma história de diferentes ângulos, utilizando uma vasta gama de elementos integrados, que permitem uma leitura multilinear.

Link para melhor visualização do conteúdo: http://g1.globo.com/politica/mensalao/noticia/2012/12/stf-determina-perda-de-mandatos-de-deputados-condenados-por-mensalao.html

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: