//
id.126
Jornalismo_Digital

Reportagem “Nova Luz”

Por Anaíra Lôbo

Decidi buscar uma reportagem multimídia no site do jornal Brasil de Fato, sobre o qual fiz a análise anteriormente  em relação ao design, a geração em que este site se encontra dentro do Webjornalismo e outros aspectos.

Porém, eu nunca tinha visto uma reportagem multimídia deste jornal e fui buscar no próprio site. Encontrei nos arquivos o que parece ser a única no jornal que tenha este formato. “Nova Luz- Uma obra de ficção urbanística” fala sobre o projeto da Prefeitura de São Paulo, que pretende reurbanizar 45 quarteirões (500 mil metros quadrados) do centro histórico da capital.

Um produto multimídia pode ser constituído por diversas linguagens (fotografia, vídeos, textos)  e explorar as diversas formas e design do material apresentado. E, acompanhando essa diversidade, a interatividade é um elemento importante. A reportagem Nova Luz, por exemplo, explora essas características. A apresentação da reportagem começa com recurso audiovisual (slideshow e vídeo) para depois ter acesso a todo conteúdo da matéria. A partir daí, tem fotos que conduzem aos temas dentro da reportagem (moradia, urbanismo, cracolândia, trabalho, projeto, geografia); tem as principais tags organizadas no canto da página; os gadgets das redes sociais; e o link para as matérias de acompanhamento do jornal sobre o caso “Nova Luz”.

“Pirâmides flutuantes localizadas em diferentes páginas da Web. O usuário escolhe a sua própria rota de navegação e constrói a sua própria pirâmide invertida a partir da apresentação e exposição do tema” descrevem  Alexandre Gamela, Renato Silva e Sara Freitas em “Narrativa Multimédia”. Isso explica a estrutura organizativa das informações que encontrei nesta reportagem. São três fotos grandes que ocupam o centro da página, o que as coloca em destaque na edição. A fotografia do meio conduz ao texto principal, no qual há o lead e as principais informações sobre o caso; no canto esquerdo da página há quatro imagens menores com os outros temas.

Em cada tema, há vídeos, fotos e matéria com entrevistas de diversos sujeitos envolvidos na questão –moradores, urbanistas, comerciantes, governantes.  No tema projeto, por exemplo, tem infográficos, entrevistas e  arquivos do Plano Diretor Estratégico (PDE) do município de São Paulo e da última versão do projeto Nova Luz disponíveis em pdf para download.

A reportagem multimídia ela traz essa nova forma de fazer jornalístico, com recursos , formatos e linguagens diferentes de modo integrado. Dessa forma, ampliam-se as possibilidades de leitura e as possibilidades de novas leitores e leitoras.

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: