//
id.126
Jornalismo_Digital

100% Gonzagão e narrativas multimídia

Gonzagao

Por Marco Antonio Cruz e Monique Aguiar

Recentemente, por ocasião do que seria o centésimo aniversário de Luiz Gonzaga, o portal do IRDEB em parceria com a TVE, a TV Pernambuco e diversas redes do Nordeste transmitiram ao vivo para todo o Brasil (via sinal de satélite) e para o mundo (via web) a festa comemorativa realizada em Exu, cidade natal do rei do baião. A festa contou com shows de grandes nomes cristalizados na música popular como Alceu Valença, Elba Ramalho, Fagner e Dominguinhos além de muitos artistas locais.

O hotsite desenvolvido pelo portal do IRDEB exclusivamente para a transmissão, apesar de não se encaixar estritamente como um produto jornalístico, carrega elementos do jornalismo assim como das narrativas multimídia.

No topo, em destaque, ficou a janela de transmissão ao vivo (streaming online) juntamente da programação completa de todos os dias do evento. Pois assim, o usuário que estivesse interessado apenas em assistir os shows, estaria satisfeito sem ter de correr a barra de rolagem do site.

A multimidialidade se encontra mais abaixo, no corpo do site. Interprogramas de Exu, gravados in loco, com personalidades da região, anônimos e pessoas que conviveram com Gonzagão, trazem o elemento audiovisual em tom de vídeo documentário.

Na seção denominada “Rádio Gonzagão”, diversos programas e podcasts produzidos pela Educadora FM trazem o áudio e a linguagem da rádio para a plataforma.

E por último, porém não menos importante, todo este conteúdo estava integrado com as mídias sociais (Twitter e Facebook), possibilitando ao usuário não apenas compartilhar, como interferir e participar ao vivo da transmissão da festa.

Por exemplo, perguntas e comentários feitos por usuários destas mídias, além de aparecerem na página principal do hotsite, eram enviados diretamente ao estúdio da TV, e lidos ao vivo (a depender de sua pertinência) pelo apresentador durante a transmissão da festa.

Estão presentes portanto recursos do audiovisual (transmissão dos shows e interprogramas), do áudio radiofônico (Programas e podcasts), e das novas mídias sociais (Facebook e Twitter) caracterizando a multimidialidade do site.

Para conhecer melhor, visite o hotsite clicando aqui.

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: