//
id.126
Jornalismo_Digital

Experimentação de narrativa multimídia na academia: ambulantes no trem

Por Ana Paula Lima e Raquel Santana

Os leitores que consomem informação na web gostam de textos longos ou curtos? Preferem vídeos ou podcasts? Talvez a questão não seja essa, mas sim como utilizar as potencialidades da web de forma a oferecer para eles um material diversificado, informativo e criativo.

É aí que entram as narrativas multimídias. Elas, quando bem exploradas, podem gerar bons exemplos de como utilizar as ferramentas que a web disponibiliza. Unem ao mesmo tempo texto, vídeo, fotografia e áudio de forma que esses conteúdos estejam interligados e façam com que o próprio leitor crie seu percurso no texto.

post 2 1

Um exemplo interessante desta aplicação foi a reportagem “Ambulantes no Trem”  feita por um grupo de cinco estudantes do curso de jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi. O material foi apresentado como trabalho de conclusão de curso, TCC. O trabalho incorpora arquivos de áudio, vídeo, fotos, links para outras matérias relacionadas ao assunto (levam o usuário para outro site, fora do seu “domínio”, talvez essa estratégia não seja muito acertada, já que seria mais interessante se os endereços direcionassem para arquivos no próprio site),  além de oferecer ao leitor a possibilidade de fazer seu próprio percurso no texto, atingindo um bom grau de interatividade.

A reportagem fala sobre a vida dos vendedores ambulantes nas estações de trem da região metropolitana de São Paulo, sua relação com os passageiros e os conflitos com os seguranças da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, CPTM. O material tem textos curtos, mas explora bem a multimidialidade, lembra até um joguinho.

Utilizando o conceito de tipos de estruturas proposto GAMELA, SILVA e FREITAS, classificamos a nossa escolha de estruturação horizontal, ou seja, informação passo a passo. Identificamos alguns problemas na narrativa, a equipe peca porque se os arquivos de áudio ou vídeo forem ouvidos/vistos separadamente, não fica bem claro o assunto abordado, mas quando analisados no conjunto percebe-se que eles se complementam.
Enfim, não é a melhor narrativa multimídia possível, mas é uma referência interessante, principalmente quando falamos de uma produção feita por estudantes e não por um veículo de comunicação.

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: