//
id.126
Jornalismo_Digital

Fernando Pessoa multimídia

Por Sara Regis e Clara Marques

A matéria publicada no portal IG, intitulada “Fernando Pessoa, Plural como o Universo, no Rio de Janeiro”, de autoria da colunista Mona Dorf e publicada em seu blog no dia 29 de março de 2011, pode ser usada como um exemplo de narrativa multimídia. A jornalista fala acerca da exposição que estava em cartaz no Rio de Janeiro sobre o poeta Fernando Pessoa.

monadorf_1
A colunista se utilizou da técnica da pirâmide invertida, com as informações mais importantes, como local e período da exposição, já no primeiro parágrafo. Dorf e equipe haviam feito registros por vídeo e uma mini reportagem da visita dessa mesma exposição, só que no Museu da Língua Portuguesa de São Paulo, utilizando linguagem semelhante à de telejornais.

Após a introdução do tema, o texto é, do início ao fim, intercalado com diversos vídeos da visita feita ao Museu da Língua Portuguesa. Ao final de cada um dos vídeos, aparece uma lista de outros vídeos relacionados. Esse material é utilizado para dar suporte ao texto, que passa a contar resumidamente a história de Pessoa.

Além disso, a hipertextualidade também é utilizada, com alguns hiperlinks para outras matérias do mesmo blog no decorrer do texto. No final da narrativa, também há links para outros textos de temas relacionados, além dos botões de compartilhamento das notícias nas redes sociais e dos comentários, marcas da interatividade do jornalismo web de quarta geração.

monadorf_2

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: