//
id.126
Jornalismo_Digital

Narrando novos caminhos da notícia

Por Tais Santana e Yuri Girardi

A internet chegou causando grandes mudanças no jornalismo, principalmente nas formas de fazer contato com seu público. Produzir para a web é pensar sempre em diferentes visões para um mesmo fato, por isso é importante discutir sobre as narrativas multimídias. E essas notícias precisam atingir esse público por diferentes maneiras. As narrativas multimídia proporcionam uma notícia com texto, imagens, áudio, gráficos.

A matéria publicada pelo site IG, em fevereiro de 2012, possui fortes características da “multimidialidade”. A publicação que garantiu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog, aborda os desdobramentos do crescimento de uma favela às margens do Porto de Santos. Conceiçãozinha, que nunca teve muita atenção das autoridades, viu os holofotes se voltarem para ela com a expansão do porto e a necessidade de retirada dos moradores das proximidades das docas.

materia_ig

A reportagem de Yan Boechat se destaca por apresentar um texto bem rico e descritivo, muitas fotografias por entre o texto e uma grande galeria de fotos ao final que permitem visualizar o cenário da problemática. Além disso, conta com um pequeno mapa extraído do Google Maps que mostra a exata proximidade entre o Porto de Santos e a favela.

Pontuando a importância do porto para o país, um gráfico relaciona Santos com outros portos e enumera que 25% de tudo que é produzido no Brasil passa pelo porto.

Há a presença de um vídeo produzido pelo próprio site em HD que demonstra o mesmo panorama apresentado pelo texto. Os meios impresso e audiovisual se complementam, mas também podem ser consumidos de forma independente, o que fica a critério do público da matéria.

Uma crítica à reportagem é a ausência de links, incrustados ou externos, que relacionassem com outros textos sobre o mesmo tema ou que sejam relevantes para complementar a matéria.

Veja mais no: www.economina.ig.com.br

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: