//
id.126
Jornalismo_Digital

Novas mídias em cena

Por Bruno Pedra

A clássica dupla do jornalismo pode estar mudando, já que o texto e a fotografia parecem não ser mais suficientes. Percebemos no cotidiano que o webjornalismo tem explorado novas maneiras de alcançar o “leitor” e percebido-o como um expectador de notícia. Ao navegar um pouco por alguns sites noticiosos, provavelmente encontraremos matérias como a apresentada ao lado, que além do texto utilizam de vídeos, galerias de foto, infográficos e até jogos para transmitir a mensagem ao público.

imagem-post2

Nesta matéria do Último Segundo – IG, que trata do lançamento do filme O Hobbit, além do texto e da imagem estática percebemos o uso de uma galeria de imagens do filme e um vídeo com o depoimento do diretor. Recursos utilizados para complementar a mensagem ao usuário e que compõem o que é chamado de narrativa multimídia.

Apesar do uso desses recursos, ao final da matéria o autor apresenta uma lista de cinemas que estão exibindo o filme, o que ocupa uma área de quase 50% da matéria. O que poderia ser evitado com o uso de um mapa ou algum outro recurso multimídia que facilitasse o acesso à informação e economizasse espaço na página.

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: