//
id.126
Jornalismo_Digital, Rotina

iBahia investe em diversificação de conteúdo e interatividade com o leitor

Aliadas à atualização contínua, as características são a marca do webjornalismo realizado no veículo

Carolina Arosa, Fernanda Nery, Layla Neiva e Pollyanna Couto

Com a missão de ser inovador, interativo e imediato, o portal iBahia foi criado há 13 anos e atualmente é um dos sites de notícias mais visitados do estado. Entre as características do webjornalismo presentes no veículo, aparecem de forma mais pungente a atualização contínua e a interatividade com o leitor. Seguindo a lógica da produção constante, o portal é atualizado com intervalo máximo de 30 minutos e, apesar de a redação funcionar até às 22h, algumas matérias são agendadas para serem publicadas durante a madrugada.

Característica marcante do site, a diversidade de conteúdo pode ser percebida na página inicial do iBahia, o que atrai um público bastante eclético. “O iBahia possui um formato que contém várias editorias e isso permite que o leitor tenha acesso a notícias constantemente atualizadas. O internauta vê um pouco de tudo, mas a gente percebe que as editorias de Variedades e de Serviços são as mais visitadas do portal”, revela Aline Caravina, editora de Variedades.

Outro aspecto importante da rotina é a interatividade com os leitores. Atualmente, a principal ferramenta de interação com o público do site é o Facebook. A fanpage do iBahia tem hoje cerca de 80 mil seguidores e acaba sendo uma forma de incentivo à participação dos leitores, seja através de comentários, ou de envio de material colaborativo. Além disso, possui um número no whatsapp para receber denúncias relacionadas à cidade e fotos, tornando-se muitas vezes uma sugestão de pauta para os jornalistas, que correm atrás da apuração das informações.

Redação iBahia

Redação principal do iBahia, responsável pelas pautas mais factuais. Crédito: Carolina Arosa

Rotina da redação – A reunião de pauta com os editores do iBahia ocorre uma vez por semana, em que se define um pouco como vai ser a produção semanal e quais serão as matérias especiais. De acordo com Caravina, como os conteúdos predominantes são aqueles que acontecem no dia a dia, a ideia de sugestão de pauta previamente planejada se aplica mais às matérias especiais. Parte do conteúdo factual do site é produzido em conjunto com o Correio*, veículo da mesma rede.

Pelo fato de integrar uma rede que abrange muitos veículos, a jornalista revela que a produção de algumas pautas é facilitada pelo acesso às fontes. “No caso da editoria de variedades, por exemplo, geralmente um repórter é deslocado para fazer uma entrevista ou matéria especial, aproveitando a presença de um artista em outro programa da Rede Bahia”, explica.

.

.

Especial #MinhaSalvador

Especial #MinhaSalvador. Fonte: Reprodução

Projetos especiais e personalização de conteúdo – A lógica de funcionamento iBahia influencia a forma como a redação se organiza. Boa parte da equipe se concentra na redação que lida com os conteúdos factuais, mas o veículo conta com outro espaço responsável pelos projetos especiais, venda comercial e tecnologia. Um dos especiais realizados pelo site foi o #MinhaSalvador em comemoração ao aniversário da cidade. Com abordagens diversificadas, o especial já se tornou um projeto fixo do site.

A personalização de conteúdos pode ser percebida de modo embrionário no menu da home page, através da parceria com blogs especializados, em que os leitores acessam informações que mais correspondem aos seus interesses. “Por serem bastante segmentados, os blogs naturalmente têm uma audiência menor, mas apresentam uma boa aceitação do público”, afirma Caravina.

Desafios do webjornalismo – Chamar a atenção do leitor é um dos principais desafios de quem lida com webjornalismo. A editora de Cidade, Mylanda Mota, comenta que “além de ter uma linguagem mais imediata e títulos mais atrativos, os textos devem ser trabalhados com hiperlinks. Mas tem que se ter a esperteza ao usar links do próprio site, porque o tempo de permanência do leitor no site é muito importante”. Mota ainda ressalta que os parâmetros que norteiam a prática do jornalismo são os mesmos, porém a adequação à dinâmica web exige do profissional uma visão mais estratégica e cautelosa.

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: