//
id.126
Jornalismo_Digital, Rotina

Aratu Online: conteúdo próprio e TV em um único clique

Convergência é a principal característica do webjornalismo experimentada no site

Alice Mazur, Julia Moreia, Thaise Reis e Thiago Andrill

O portal Aratu Online é vinculado à TV Aratu, segunda emissora de televisão mais antiga da Bahia. Muitas reportagens exibidas nos programas informativos da TV podem ser encontrados no site. Atualizado diariamente, a convergência rege a lógica do veículo ao permitir o acompanhamento da cobertura jornalística da empresa. O público também pode assistir em tempo real a programação televisiva através do portal.

Redação

Tv Aratu e Portal Aratu Online atuam no mesmo espaço. Foto: Júlia Moreira

A multimídia é um dos recursos recorrentes na construção das notícias, com hiperlinks, vídeos, áudios e fotos. De acordo com a jornalista Mônica Vasku, que trabalha há sete anos com jornalismo on-line, as ferramentas multimídias são essenciais. “Eu procuro usar tudo o que é possível para ilustrar e complementar a notícia, para ficar mais interessante de ver e também informar o internauta de todas as maneiras possíveis. Quanto mais completo, melhor”, afirma.

Mônica Vasku. Foto: Júlia Moreira

Na maioria das vezes, as pautas com as quais os profissionais trabalham são geradas a partir do factual, do que surge do cotidiano. Contudo, elas também podem advir de demandas planejadas pela coordenação de jornalismo do veículo ou por sugestões de internautas via redes sociais. Após defini-las, a equipe realiza a apuração com as fontes, normalmente por telefone. Há cinco anos atuando no portal, o jornalista Diórgenes Xavier explica: “Ligamos especialmente para as fontes oficiais, ou seja, polícia, órgãos da administração municipal, estadual, federal, assessorias de imprensa etc.”.

Diórgenes Xavier. Foto: Júlia MoreiraAs redes sociais também ajudam o ciclo retroativo de obtenção/geração de informações a ser realizado com maior velocidade, interatividade e abrangência. Os jornalistas do Aratu Online muitas vezes se informam por meio da leitura e triagem de postagens no Facebook e Twitter. Segundo Xavier, a relação entre o jornal e os leitores, por meio das redes sociais, é fundamental. “Apesar de não ser um entusiasta de redes sociais na vida privada, acredito que no campo profissional elas são fundamentais. Elas criam pontes, estreitam a relação com o público e servem muitas vezes como fonte, ao menos inicial, de possíveis notícias. E, se utilizadas com inteligência, otimizam e amplificam o trabalho dos profissionais de comunicação”, justifica.

O Aratu Online, que passa por reestruturação neste período, conta com seis profissionais que alimentam diariamente as 40 editorias do portal. “As matérias que mais publicamos são as de polícia, cidade e serviço. A editoria de polícia repercute muito, pois temos um público que prefere acompanhar notícias policiais. Outras que rendem muitos cliques são as notas de serviço, empregos e concursos, que são uma forma de ajudar no dia a dia das pessoas”, explica Mônica Vasku.

Anúncios

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

Discussão

Um comentário sobre “Aratu Online: conteúdo próprio e TV em um único clique

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: