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Jornalismo_Digital

O webjornalismo e suas características

Por Nathália Mattos

Com base no capítulo 1, da tese de Luciana Mielniczuk, “Jornalismo na Web: uma contribuição para o estudo do formato da notícia na escrita hipertextual” (2003), desenvolverei um pequeno resumo das características do webjornalismo retratadas no texto, apresentando exemplos que ilustrem cada uma delas.

A primeira característica, denominada como “Interatividade”, trata do modo como o usuário/leitor participa do processo de consumo da notícia online, sendo ele não apenas um receptor, mas, um participante ativo. Um dos exemplos dessa possibilidade de interação é o fato dos jornalistas disponibilizarem um contato de e-mail nos textos publicados. Outros exemplos também podem ser citados, sendo eles: fóruns de debate, enquetes e chats. A própria navegação por hipertextos é também uma possibilidade de interação com o conteúdo apresentado.

Exemplo:

Le Monde Diplomatique Brasil - Enquete
A segunda característica é a “Customização do conteúdo ou personalização”, que consiste em um processo de individualização. Nele, cada leitor pode realizar uma pré-seleção dos assuntos de interesse nos sites, ou seja, isso é a possibilidade de criação de percursos individualizados de leitura, a partir da navegação por hipertexto. Um exemplo bastante difundido, por existir na maioria dos sites e ser bastante utilizado é a newsletter, serviço em que o usuário pode indicar sobre quais assuntos deseja receber manchetes e notícias por e-mail.

Exemplos:

Tribuna da Bahia - Selecionar cidade - Selecionar relevancia

Le Monde Diplomatique Brasil - Newsletter

A “Hipertextualidade” é apresentada como a terceira característica. Trata-se da possibilidade de interconectar textos através de links. A partir de um texto noticioso, o leitor pode acessar outros textos, em outros sites relacionados ao assunto, ou ao material de um arquivo de jornal. No seu processo de navegação, o usuário pode ter acesso a textos que apresentam informações adicionais, favoráveis ou não a respeito do tema em questão.

Exemplo:

Globo.com - Saiba mais - links

A “Multimidialidade ou Convergência” é apresentada como a quarta característica. Esse aspecto trata da convergência de formatos das mídias tradicionais, ou seja, texto, imagem e som, na narração de um fato jornalístico. O diferencial é que todos esses formatos convergem em um mesmo suporte. Essa convergência geralmente é encontrada em produções especiais, mais especificamente, nas grandes reportagens.

Exemplo:

Zero Hora - Texto, imagem e video
A “Memória” é a quinta característica, visto que o acúmulo de informações na web é mais viável técnica e economicamente do que em outras mídias. Dessa maneira, o volume de informações disponíveis ao usuário é consideravelmente maior no jornalismo online. O leitor possui, ao seu dispor, a possibilidade de acessar facilmente materiais antigos. Essa facilidade introduz mudanças tanto na produção do jornalismo digital, quanto na recepção desse material jornalístico.

Exemplo:

Le Monde Diplomatique Brasil - Biblioteca virtual

Por fim, a sexta característica é a “Instantaneidade”. Ela designa a rapidez com que as informações são atualizadas. Constantemente, são acrescentadas informações de fatos, que ocorrem em tempo real, para a apreciação dos leitores. Por essa razão, alguns sites dão destaque a seções de “Últimas notícias” ou “Breaking News”, para chamar a atenção dos usuários daquele espaço em que é disponibilizado material de forma imediata ao seu acontecimento.

Exemplos:

 Jornal do Brasil - Tempo Real

Tribuna da Bahia - Fique sabendo agora

Sobre impressaodigital126

produto laboratorial da Oficina de Jjornalismo Digital da Facom/UFBA

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